Pesquisar este blog

sábado, 14 de dezembro de 2013

Seeler: quatro Copas do Mundo pela Alemanha

Seeler fez nove gols nos quatro mundiais de que participou

 Quem é?

Atacante chegou três vezes entre os quatro primeiros


Melhor resultado foi o vice-campeonato no mundial da Inglaterra, em 1966


O atacante alemão Uwe Seeler disputou quatro Copas do Mundo, chegou entre os quatro primeiros em três delas e foi capitão da equipe em duas. Era uma unanimidade quando se falava na Seleção Alemã do fim da década de 1950 até 1970. No total foram 21 partidas com a camisa alemã em mundiais da Fifa, quatro a menos que Lothar Matthaeus, o recordista em jogos pela equipe na competição, com 25 participações. Faltaram à Seeler apenas um título mundial e a artilharia da competição. Nessas quatro participações, marcou nove gols, sendo o quinto artilheiro da Alemanha nas Copas do Mundo, ao lado de Rummenigge. O único mundial em que não chegou entre os quatro primeiros foi o de 1962, quando a Alemanha foi eliminada nas quartas de final pela Iugoslávia. Em 1958, terminou a competição na quarta colocação (jogou cinco das seis partidas da seleção na competição, e ficou de fora justamente do jogo que decidiu o terceiro lugar, em que a Alemanha foi derrotada pela França por 6 a 3). Em 1966, como capitão da equipe, foi vice-campeão. Em 1970, novamente com a braçadeira de capitão, terminou na terceira colocação, ao bater o Uruguai por 1 a 0. Seeler foi homenageado, em 11 de novembro, pela coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. A figura de Seeler foi a número 213.



Vice-campeão na Inglaterra
Na Copa do Mundo da Inglaterra, atacante fez dois gols
Em sua melhor campanha em Copas do Mundo, Seeler ostentou a braçadeira de capitão da Seleção Alemã pela primeira vez na competição. Ele foi titular nas seis partidas que levaram a equipe ao segundo lugar da Copa de 1966, disputada na Inglaterra. A equipe comandada pelo técnico Helmut Schoen foi derrotada na final pelos anfitriões, por 4 a 2. Seeler fez dois gols no torneio, um deles na fase de grupos- o segundo da equipe na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha - e o outro nas quartas de final, o terceiro da goleada por 4 a 0 sobre o Uruguai. A perda do título para a Inglaterra até hoje está entalada na garganta dos alemães devido a um dos gols dos ingleses anotados na prorrogação. A Alemanha abriu o placar com Haller aos 12 minutos de jogo, Hurst empatou para os ingleses seis minutos depois. Aos 33 do segundo tempo, Peters colocou a Inglaterra em vantagem. Faltava apenas um minuto para o término do jogo, com a torcida inglesa já comemorando o título, quando Weber empatou para os alemães, levando o jogo para a prorrogação. Aos 11 minutos do tempo extra, Hurst fez o gol que até hoje gera polêmica: a bola bateu no travessão e não teria entrado, mas o gol foi validado. O mesmo Hurst deu números finais ao placar aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação.

Hamburgo
Hamburgo foi o único time de Seeler
Durante toda a sua carreira, Seeler defendeu apenas uma equipe, o Hamburgo, onde iniciou sua trajetória no futebol ainda nas categorias de base. Não se caracterizava pela técnica refinada, mas sim pela voluntariedade. Era do estilo trombador, e foi com essa característica que se tornou um dos símbolos do Hamburgo, clube onde jogou por 19 anos. O atacante foi escolhido três vezes o jogador do ano na Alemanha (1960, 1964 e 1970). Não conquistou títulos internacionais com a equipe, alcançando duas taças nacionais, a de campeão do Campeonato Alemão em 1960 e de campeão da Copa da Alemanha de 1963. Foi artilheiro da primeira Bundesliga, na temporada 1963-64, com 30 gols. A Bundesliga marcou o início do campeonato por pontos corridos na Alemanha, antes disso o título nacional era disputado por campeões de torneios regionais. Seeler foi campeão com o Hamburgo nove vezes desses torneios regionais, no caso o Campeonato do Norte da Alemanha.





SEELER NOS MUNDIAIS

Copa de 1958 - Suécia
8 de junho - Alemanha 3 x 1 Argentinha (Fase de grupos)
Obs.: Seeler fez o segundo gol da Alemanha
11 de junho - Alemanha 2 x 2 Tchecoslováquia (Fase de grupos)
15 de junho - Alemanha 2 x 2 Irlanda do Norte (Fase de grupos)
Obs.: Seeler fez o segundo gol da Alemanha
19 de junho - Alemanha 1 x 0 Iugoslávia (Quartas de final)
24 de junho - Alemanha 1 x 2 Suécia (Semifinal)

Copa de 1962 - Chile
31 de maio - Alemanha 0 x 0 Itália (Fase de grupos)
3 de junho - Alemanha 2 x 1 Suíça (Fase de grupos)
Obs.: Seeler fez o segundo gol da Alemanha
6 de junho - Alemanha 2 x 0 Chile (Fase de grupos)
Obs.: Seeler fez o segundo gol do jogo
10 de junho - Alemanha 0 x 1 Iugoslávia (Quartas de final)

Copa de 1966 - Inglaterra
12 de julho - Alemanha 5 x 0 Suíça (Fase de grupos)
16 de julho - Alemanha 0 x 0 Argentina (Fase de grupos)
20 de julho - Alemanha 2 x 1 Espanha (Fase de grupos)
Obs.: Seeler fez o segundo gol da Alemanha
23 de julho - Alemanha 4 x 0 Uruguai (Quartas de final)
Obs.: Seeler fez o terceiro gol da Alemanha
25 de julho - Alemanha 2 x 1 União Soviética (Semifinal)
30 de julho - Alemanha 2 x 4 Inglaterra (Final)

Copa de 1970 - México
3 de junho - Alemanha 2 x 1 Marrocos (Fase de grupos)
Obs.: Seeler fez o primeiro gol da Alemanha
7 de junho - Alemanha 5 x 2 Bulgária (Fase de grupos)
Obs.: Seeler fez o quarto gol da Alemanha
10 de junho - Alemanha 3 x 1 Peru (Fase de grupos)
14 de junho - Alemanha 3 x 2 Inglaterra (Quartas de final)
Obs.: Seeler fez o segundo gol da Alemanha
17 de junho - Alemanha 3 x 4 Itália (Semifinal)
20 de junho - Alemanha 1 x 0 Uruguai (Disputa do terceiro lugar)


"Os Caras das Copas"

 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário