Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Marcos: o goleiro do Brasil campeão em 2002

Marcos não sofreu gols na final contra a Alemanha

Quem é?


Camisa 1 sofreu quatro gols em sete partidas


De todos os goleiros brasileiros campeões do mundo, foi o 2º menos vazado


Titular da Seleção Brasileira que conquistou o pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002, disputada no Japão e na Coréia do Sul, o goleiro Marcos tem o segundo melhor desempenho dentre todos os arqueiros campeões mundiais pelo Brasil. Com quatro gols sofridos nos sete jogos da campanha canarinho daquele mundial, Marcos teve média de 0,57 gol sofrido por partida. Melhor que ele nos cinco títulos brasileiros somente Taffarel em 1994 - três gols em sete jogos, média de 0,42 por confronto. Além do título de 2002, Marcos também foi campeão da Copa das Confederações de 2005, na Alemanha, mas atuou em apenas uma partida nessa competição - empate em 2 a 2 com o Japão -, pois o titular foi Dida. Marcos foi o homenageado do dia 10 de novembro da coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que diariamente publica uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. A figura do goleiro foi a número 214.




Campanha impecável
O aproveitamento da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002 foi de 100%. A equipe comandada pelo técnico Luís Felipe Scolari venceu todos os seus sete jogos. 
Dos sete jogos da Copa, Marcos não foi vazado em quatro
Entre as seleções do Brasil que conquistaram o título, a única que havia alcançado 100% de aproveitamento era a de 1970. Marcos foi titular de todas as partidas na Copa. Dos quatro gols sofridos pelo goleiro, três foram na primeira fase: um na vitória por 2 a 1 sobre a Turquia e dois na goleada por 5 a 2 sobre a Costa Rica. Depois disso, sofreu um gol nas quartas de final, em que o Brasil bateu a Inglaterra por 2 a 1. Dos sete jogos, Marcos saiu de campo sem ser vazado em quatro. O time de Felipão conquistou o título sobre a Alemanha, com vitória por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo Fenômeno.

Palmeiras
Palmeiras foi o único clube de Marcos
O Palmeiras foi o único time profissional de Marcos. O goleiro começou a carreira no clube no início da década de 1990, mas somente em 1999 se tornou titular. Antes disso havia sido reserva de goleiros como Sérgio e Velloso. No ano em que se firmou como dono da camisa 1, Marcos conquistou o seu principal título com a camisa alviverde: campeão da Taça Libertadores da América. O caneco foi conquistado em final contra o Deportivo Cáli, da Colômbia. Na primeira partida da decisão, disputada em território colombiano, o Palmeiras foi derrotado por 1 a 0. O título veio nos pênaltis após o clube do Parque Antártica vencer o jogo de volta por 2 a 1 (gols de Evair e Oséas para o Palmeiras e de Zapata para o Deportivo Cali). Nas cobranças de tiros livres, os palmeirenses converteram quatro contra três dos colombianos. Outros títulos que Marcos conquistou como titular foram o Paulista de 2008, a Série B do Brasileirão de 2003 e o Rio-São Paulo de 2000. Marcos encerrou a carreira no fim de 2012.


MARCOS NOS MUNDIAIS

Copa de 2002 - Japão e Coreia do Sul
3 de junho - Brasil 2 x 1 Turquia (Fase de grupos)
8 de junho - Brasil 4 x 0 China (Fase de grupos)
13 de junho - Brasil 5 x 2 Costa Rica (Fase de grupos)
17 de junho - Brasil 2 x 0 Bélgica (Oitavas de final)
21 de junho - Brasil 2 x 1 Inglaterra (Quartas de final)
26 de junho - Brasil 1 x 0 Turquia (Semifinal)
30 de junho - Brasil 2 x 0 Alemanha (Final)
Obs.: Brasil campeão do mundo

"Os Caras das Copas"
 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário