Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Ghiggia: o carrasco do Brasil na Copa de 1950

Ghiggia virou o placar para o Uruguai

Quem é?


Atacante fez o gol que calou o Maracanã


Jogador fez um gol em cada uma das partidas do Uruguai no mundial do Brasil


Com apenas um gol, o ponta direita Alcides Ghiggia se tornou um dos principais personagens das histórias do futebol de dois países: Uruguai e Brasil. Autor do gol que deu o título à Celeste Olímpica na Copa de 1950, disputada no Brasil, contra os anfitriões (e favoritos) da competição, o atacante teve uma participação muito mais rica na competição do que "apenas" esse lance. No total, Ghiggia balançou as redes adversárias quatro vezes no mundial do Brasil, ficando com a vice-artilharia de sua equipe, com um gol a menos que Oscar Miguez, o goleador máximo do Uruguai no torneio. Ghiggia foi o homenageado de 9 de novembro na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que diariamente traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. A figura de Ghiggia foi a número 215.



Um gol por partida
A desistência de três equipes classificadas para participar da Copa do Mundo de 1950 - Escócia, Turquia e Índia - acabou tornando o caminho do Uruguai até o quadrangular final da competição mais fácil. Foram formados quatro grupos, dois com quatro times, um com três equipes e uma chave formada por Uruguai e Bolívia. O vencedor de cada grupo se classificou para o quadrangular decisivo, onde todos jogaram entre si para definir o campeão. O Uruguai garantiu sua classificação batendo a Bolívia por 8 a 0, com Ghiggia marcando o oitavo gol da partida. 
Ghiggia foi o vice-artilheiro do Uruguai na Copa de 1950
Nos jogos finais o ponta-direita marcou um gol por jogo: abriu o placar no empate em 2 a 2 contra a Espanha; fez o primeiro do Uruguai nos 3 a 2 sobre a Suécia; e fechou o marcador na virada por 2 a 1 sobre o Brasil. Nessa partida decisiva, além do gol, Ghiggia fez a jogada do primeiro gol uruguaio. O Brasil havia abrido o marcador aos dois minutos do segundo tempo com Friaça. Aos 21 minutos, Ghiggia venceu a marcação de Bigode pelo lado esquerdo da defesa brasileira e cruzou para Schiaffino igualar o placar. Faltando 11 minutos para o encerramento da partida, Ghiggia repetiu a jogada sobre Bigode, mas desta vez bateu para o gol, a bola saiu mascada, mas passou entre o goleiro Barbosa e a trave esquerda, calando o Maracanã. O Uruguai conquistava o seu segundo título mundial.

Campeão uruguaio e italiano

Três títulos uruguaios pelo Peñarol
Além do Uruguai, onde o principal clube que defendeu foi o Peñarol, Ghiggia também atuou no futebol italiano, para onde se transferiu três anos depois da conquista da Copa do Mundo de 1950. No Peñarol, onde atuou entre o fim da década de 1940 até 1953, o atacante conquistou três campeonatos uruguaios, nos anos de 1949, 1951 e 1953. Na Itália, o clube onde permaneceu mais tempo foi a Roma, mas não levantou nenhuma taça pelo time. Foi no Milan, onde atuou durante apenas uma temporada, que conseguiu conquistar o Campeonato Italiano em 1962. Depois dessa temporada voltou ao Uruguai, onde atuou no Danubio por quatro temporadas, encerrando a carreira em 1966.


GHIGGIA NOS MUNDIAIS

Copa de 1950 - Brasil
2 de julho - Uruguai 8 x 0 Bolívia (Fase de grupos)
Obs.: Ghiggia fez o oitavo gol da partida
9 de julho - Uruguai 2 x 2 Espanha (Quadrangular final)
Obs.: Ghiggia fez o primeiro gol do Uruguai
13 de julho - Uruguai 3 x 2 Suécia (Quadrangular final)
Obs.: Ghiggia fez o primeiro gol do Uruguai
16 de julho - Uruguai 2 x 1 Brasil (Quadrangular final)
Obs:; Ghiggia fez o segundo gol do Uruguai
Obs. 2: Uruguai campeão mundial

"Os Caras das Copas"
 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário