Pesquisar este blog

domingo, 15 de setembro de 2013

Zagueiro haitiano é flagrado no dopping e vai preso

Jean-Joseph jogou contra a Itália em 1974 

Quem é?


Jean-Joseph usou efredina na Copa da Alemanha


Caso do haitiano foi o primeiro de uso de substância proibida em um mundial


O zagueiro Ernst Jean-Joseph, do Haiti, foi vilão e vítima por sua participação na Copa do Mundo de 1974, disputado na Alemanha. Vilão por ter sido o primeiro jogador a ser flagrado por dopping em um mundial; vítima pelo tratamento que recebeu da ditadura de Jean-Claude Duvalie, o Baby Doc, que comandou um regime de terror no país de 1971 a 1986. Jean-Joseph é o homenageado deste domingo da coleção “Os Caras das Copas”, da Folha de S.Paulo, que todo o dia publica figurinhas-caricaturas de jogadores que se destacam em Copas do Mundo. A numeração das figurinhas faz a contagem regressiva para a abertura da Copa do Mundo do Brasil, indicando quantos dias faltam para o início do torneio. A figura de Jean-Joseph é a número 270.





A Copa da Alemanha de 1974 foi a única da qual o Haiti participou em sua história. Dos três jogos disputados pela equipe no mundial, Jean-Joseph participou de apenas um, o da estreia, quando sua seleção foi derrotada pela Itália por 3 a 1. Então vice-campeã mundial, a Itália levou um susto ao ver o Haiti abrir o placar a 1 minuto do segundo tempo. Os italianos conseguiram empatar seis minutos depois com gol de Rivera e viraram a partida aos 21 minutos com Benetti, com Anastasi completando os 3 a 1 aos 34 minutos. Ao final do jogo Jean-Joseph foi escolhido para o exame antidoping, que constatou que ele jogou sob efeito de efedrina, um estimulante.
Jogador ficou dois anos preso

Banido da Copa do Mundo
Jean-Joseph foi banido do mundial e obrigado pelas autoridades de seu país a embarcar de volta para o Haiti mesmo antes do fim da competição. Teria, inclusive, sido vítima de espancamento ainda na Alemanha. Os companheiros de equipe teriam ficado tão chocados que isso se refletiu no desempenho do segundo jogo da equipe na Copa do Mundo, quando foi goleada por 7 a 0 pela Polônia, que terminou a competição na terceira posição (derrotando o Brasil por 1 a 0). Na sua última partida no mundial, o Haiti foi derrotado pela Argentina por 4 a 1.

Prisão
No Haiti, Jean-Joseph foi condenado pela ditadura a dois anos de prisão por ter envergonhado o país. Após cumprir a pena, voltou a jogar, e se manteve na elite do futebol haitiano. Tanto que disputou as Eliminatórias para as Copas do Mundo da Argentina (1978) e Espanha (1982), mas nunca conseguiu reconduzir a equipe para um novo mundial. Na carreira fora da seleção, além de atuar no seu país pelo time do Violette Atlético Clube, de Porto Príncipe, teve uma breve passagem pelo Chicago Sting, dos Estados Unidos, em 1978, onde fez nove jogos.


ERNST JEAN-JOSEPH NOS MUNDIAIS

Copa de 1974 – Alemanha
15 de junho – Haiti 1 x 3 Itália (Fase de grupos)



"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário