Pesquisar este blog

sábado, 14 de setembro de 2013

Barthez: o goleiro francês campeão em 1998



Barthez é o jogador francês com mais jogos em mundiais ao lado de Henry


Quem é?


Jogador participou de três Copas do Mundo


Atleta conquistou também a Eurocopa 2000 e a Copa das Confederações 2003


Titular de três Copas do Mundo, o goleiro Fabien Barthez foi um dos heróis que deu à França o seu único título mundial, conquistado na edição do torneio realizado em seu país, em 1998. Barthez é o homenageado deste sábado, dia 14, na coleção “Os Caras das Copas”, da Folha de S. Paulo, que traz todos os dias figurinhas-caricaturas de jogadores que se destacaram nos mundiais da Fifa. As figuras fazem a contagem regressiva para a abertura da Copa do Mundo do Brasil, com seus números indicando quantos dias faltam para o início da competição. A de Barthez é a 271.




Além do título na Copa do Mundo da França, Barthez também conquistou com a seleção de seu país a Eurocopa 2000, que teve como organizadoras a Bélgica e a Holanda. A equipe francesa, comandada pelo técnico Roger Lemerre, bateu a Itália na final por 2 a 1. A vitória veio com um gol de ouro na prorrogação após igualdade em 1 a 1 no tempo regulamentar. O goleiro também participou da conquista da Copa das Confederações de 2003, realizada na França. Os donos da casa venceram Camarões na final, por 1 a 0, gol de Thierry Henry na prorrogação. Barthez fez mais de 80 partidas pela Seleção Francesa. Ao lado de Thierry Henry é o jogador que mais jogos disputou em Copas do Mundo pela França, com 17 partidas.

Campeão mundial
Barthez com taça conquistada em 1998
Barthez fez 27 anos durante a disputa da Copa do Mundo da França, em 1998. Ele aniversariou no dia do jogo em que a sua seleção bateu o Paraguai por 1 a 0 nas oitavas de final da competição, vitória obtida com um gol de ouro aos nove minutos do segundo tempo da prorrogação. O goleiro foi titular nos sete jogos da campanha, tendo sofrido apenas dois gols no torneio. O primeiro deles na fase de grupos, na vitória francesa por 2 a 1 sobre a Dinamarca. O outro na vitória de virada sobre a Croácia na semifinal. Os croatas saíram na frente no primeiro minuto do segundo tempo, com gol de Suker (artilheiro da competição com seis gols), mas os franceses empataram um minuto depois e fizeram o segundo aos 25 da etapa final, ambos os gols anotados por Thuram. Na final, a França bateu o Brasil por 3 a 0, com dois gols de Zidane e um de Emmanuel Petit, em jogo que ficou marcado pela misteriosa convulsão de Ronaldo antes da partida. Barthez recebeu o Prêmio Lev Yashin, dado ao melhor goleiro do mundial por suas atuações no mundial.. 

Vice-campeão
No mundial seguinte, disputado no Japão e Coréia do Sul, a França foi um verdadeiro fiasco. A equipe campeã mundial foi eliminada na primeira fase com duas derrotas e um empate. Barthez foi titular de todos os jogos. A Seleção Francesa voltaria a ter uma boa participação na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, quando foi vice-campeã. A titularidade de Barthez chegou a ser ameaçada por Gregory Coupet, goleiro que havia sido titular em parte dos jogos da Copa das Confederações de 2003 e dono da posição em seis jogos das Eliminatórias da Copa 2006. A experiência de Barthez contou para que o técnico Raymond Domenech optasse por sua titularidade. A melhor atuação do goleiro no mundial foi contra Portugal, na semifinal, quando fez cinco defesas. A França perdeu a final para a Itália, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 na prorrogação.
Goleiro ganhou Champions

Clubes

Durante sua carreira, Barthez defendeu quatro clubes franceses – Toulouse, Olympique  de Marselha, Monaco e Nantes – e o inglês Manchester United. O principal título da carreira foi conquistado pelo Olympique, a Champions League da temporada 1992-1993. A equipe francesa bateu o Milan na final por 1 a 0, em jogo realizado em Monique, na Alemanha. Pelo Monaco, o goleiro foi campeão francês duas vezes, nas temporadas 1996-1997 e 1999-2000; e pelo Manchester conquistou dois campeonatos ingleses, nas temporadas 2000-2001 e 2002-2003.





BARTHEZ NOS MUNDIAIS

Copa de 1998 – França
12 de junho – França 3 x 0 África do Sul (Fase de grupos)
18 de junho – França 4 x 0 Arábia Saudita (Fase de grupos)
24 de junho – França 2 x 1 Dinamarca (Fase de grupos)
28 de junho – França 1 x 0 Paraguai (Oitavas de final)
3 de julho – França 0 x 0 Itália – 4 x 3 nos pênaltis (Quartas de final)
8 de julho – França 2 x 1 Croácia (Semifinal)
12 de julho – França 3 x 0 Brasil (Final)
Obs.: França campeã mundial

Copa de 2002 – Japão/Coréia do Sul
31 de maio – França 0 x 1 Senegal (Fase de grupos)
6 de junho – França 0 x 0 Uruguai (Fase de grupos)
11 de junho – França 0 x 2 Dinamarca (Fase de grupos)


Copa de 2006 – Alemanha
13 de junho – França 0 x 0 Suíça (Fase de grupos)
18 de junho – França 1 x 1 Coréia do Sul (fase de grupos)
23 de junho – França 2 x 0 Togo (Fase de grupos)
27 de junho – França 3 x 1 Espanha (Oitavas de final)
1º de julho – França 1 x 0 Brasil (Quartas de final)
5 de julho – França 1 x 0 Portugal (Semifinal)
9 de julho – França 1 x 1 Itália – 3 x 5 nos pênaltis (Final)


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

2 comentários: