Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Kiss fez três gols na maior goleada das Copas


Laszlo Kiss: três partidas na Copa de 1982

Quem é?


Jogador entrou no 2º tempo no Húngria 10 x 1 El Salvador


Atacante foi titular nos outros dois jogos da sua seleção no mundial da Espanha


O atacante húngaro Laszlo Kiss participou de apenas uma Copa do Mundo, a de 1982, na Espanha, mas bastou a partida de estreia na competição para alcançar dois recordes: foi a  maior goleada de todos os mundiais; e Kiss se tornou o jogador a marcar três gols em menos tempo em um mundial, sete minutos para ser exato. A partida foi contra El Salvador. O placar: 10 a 1. Kiss é o homenageado desta quarta-feira, dia 28, na coleção “Os Caras da Copa”, da Folha de S.Paulo. A caricatura do jogador é a 288, mesmo número de dias que falta para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.

Os três gols de Kiss naquela partida, disputada no dia 15 de junho de 1982, o colocam como o segundo jogador da Hungria com mais gols em um único jogo de Copa do Mundo, ao lado de outros dois atacantes: Florian Albert e Sandor Kocsis. Albert fez três gols na partida em que a Hungria venceu a Bulgária por 6 a 1 na fase de grupos da Copa de 1962, no Chile. Kocsis anotou três vezes na Copa de 1954, na Suíça, na vitória de 9 a 0 sobre a Coréia do Sul. Kocsis também é o maior goleador húngaro em uma única partida, ao anotar quatro gols na vitória de 8 a 3 sobre a França, também na Copa de 1954. Naquele mundial, a Hungria foi vice-campeã, sendo derrotada pela Alemanha na final, por 3 a 2.




Copa da Espanha
A participação de Kiss no show da Hungria contra a frágil seleção de El Salvador começou apenas no segundo tempo, já que o jogador começou a partida no banco de reservas. Quando entrou em campo, aos 11 minutos do segundo tempo, o placar já marcava 5 a 0. Antes de anotar seu primeiro gol, El Salvador fez o de honra, aos 19 minutos do segundo tempo. Os gols de Kiss foram marcados aos 24, 27 e 31 minutos da etapa complementar. O massacre contra El Salvador garantiu a titularidade para Kiss nos dois jogos seguintes, contra Argentina (derrota por 4 a 1) e Bélgica (1 a 1), mas a equipe comandada pelo técnico Kalman Meszoly não passou da primeira fase da competição, tendo ficado na terceira posição.

Atacante foi campeão da
 2ª divisão francesa
Segunda divisão
Apesar da façanha na maior goleada de todas as Copas do Mundo, Kiss não abriu as portas dos grandes clubes da Europa. Sua carreira foi construída basicamente em clubes de seu país. A única incursão por terras estrangeiras aconteceu entre 1985 e 1987, quando defendeu o Montpellier, da França. Atualmente no meio da tabela no Campeonato Francês, o clube frequentava a segunda divisão na época. Nos dois anos em que esteve na agremiação Kiss fez 42 jogos e marcou 14 gols. Na temporada 1986-1987, o Montpellier foi campeão da segunda divisão, com Kiss tendo atuado em 11 dos 34 jogos da campanha e feito quatro gols. No ano seguinte, com o clube de volta à elite do futebol francês, o atacante húngaro já havia voltado para o seu país. Atualmente Kiss é treinador de equipes femininas.



LASZLO KISS NOS MUNDIAIS

Copa de 1982 – Espanha
15 de junho - Hungria 10 x 1 El Salvador (Fase de grupos)
Obs.: Kiss fez o sexto, o oitavo e o nono gols da Hungria
18 de junho - Hungria 1 x 4 Argentina (Fase de grupos)
22 de junho - Hungria 1 x 1 Bélgica (Fase de grupos)



"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário