Pesquisar este blog

sábado, 10 de maio de 2014

Zagueiro também foi polêmica na convocação de 94

Parreira fez dois cortes após a convocação para a Copa dos Estados Unidos


História da taça


Aldair foi preterido na lista inicial e depois virou titular


Jogador formou dupla de zaga com Márcio Santos na Copa dos Estados Unidos


Uma convocação sem surpresas e na qual o nome que mais chamou a atenção foi o de um zagueiro. Pode até parecer a divulgação dos jogadores selecionados pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo do Brasil, na última quarta-feira, dia 7, mas a descrição é da convocação feita por Carlos Alberto Parreira há exatos 20 anos para o mundial de 1994, nos Estados Unidos, em que o Brasil conquistou o tetracampeonato. Se na atual seleção Henrique, do Napoli, disputava a preferência com Miranda (Atlético de Madrid), Dedé (Cruzeiro) e Marquinhos (Paris Saint Germain), na convocada em 10 de maio de 1994 o técnico da equipe canarinho optou por Márcio Santos (Bordeaux) no lugar de Aldair (Roma).

Aldair no lugar de Mozer
Mozer: problema de saúde
Parreira justificou na coletiva de imprensa que a opção por Márcio Santos se deu por conta de ter um histórico menos problemático em relação a lesões e por ser mais jovem. Aldair, que havia operado o joelho no ano anterior, tinha 28 anos, enquanto o escolhido Márcio Santos, 23. O destino, no entanto, acabou fazendo que ambos fossem para a Copa do Mundo dos Estados Unidos. Onze dias após o anúncio da lista, a comissão técnica cortou o zagueiro Mozer, então jogando no Benfica, de Portugal, e chamou Aldair para o seu lugar. A justificativa para o corte de Mozer foram problemas de saúde. Segundo os médicos da Seleção Brasileira, o jogador estava sofrendo de problemas hepáticos crônicos, de acordo com o que foi noticiado na época.

Ronaldão no lugar de Ricardo Gomes
Contusão em amistoso
Mozer não seria o único a ser cortado da lista inicial. Depois de jogar como titular nas três partidas preparatórias para a Copa do Mundo - empate em 1 a 1 com o Canadá e vitórias por 8 a 2 sobre Honduras e 4 a 0 sobre El Salvador - o zagueiro Ricardo Gomes teve de ser desligado da Seleção Brasileira. Nesse último jogo preparatório, no dia 12 de junho, oito dias antes da estreia do Brasil no mundial contra a Rússia, ele saiu do gramado contundido. Dois dias depois, em 14 de junho, foi cortado devido à lesão na coxa direita. Para o seu lugar foi chamado o ex-são-paulino Ronaldão (Shimizu S. Pulse).

Márcio Santos e Aldair titulares
Titular em 1994
E quis o destino que os dois jogadores que provocaram a única polêmica sobre a convocação de Parreira se tornassem titulares da zaga tetracampeão mundial. Na estreia contra a Rússia - vitória brasileira por 2 a 0 com gols de Romário e Rai - foram escalados Ricardo Rocha e Márcio Santos. No entanto, devido a um estiramento na coxa esquerda, Ricardo Rocha foi substituído por Aldair. No restante da campanha da equipe canarinho na competição a zaga foi Aldair e Márcio Santos, sem nenhum deles ser substituído nenhuma vez. Ronaldão, o último a se juntar ao grupo, acabou não atuando em nenhuma das partidas, que deu ao Brasil o título nos Estados Unidos.




OS CONVOCADOS EM 10 DE MAIO DE 1994

Goleiros: Taffarel, Zetti e Gilmar
Laterais: Jorginho, Cafu, Branco e Leonardo
Zagueiros: Ricardo Rocha, Ricardo Gomes, Mozer e Márcio Santos
Meio-campistas: Zinho, Mazinho, Raí, Dunga e Mauro Silva
Atacantes: Paulo Sérgio, Romário, Bebeto, Muller, Viola e Ronaldo

Os cortes
21 de maio
Mozer é cortado e Aldair convocado

14 de junho
Ricardo Gomes é cortado e Ronaldão convocado

4 comentários:

  1. E foi uma baita dupla de zaga, Toninho. (Plinio Delphino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Plinião. Mas é curioso como ela se formou, com a saída daqueles que deveriam ocupar a posição... até o Aldair (baita zagueiro) herdar a vaga para ser campeão mundial.

      Excluir
    2. Marcio Santos e Aldair de titular

      Excluir
    3. Olá Juninho.
      Estou retomando o blog. Por favor, se tiver alguma sugestão de tema para que eu aborde coloque nos comentários.
      Grande abraço!!!

      Excluir