Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de maio de 2014

O ídolo corintiano que marcou a história palmeirense

Del Debbio marcou época no Corinthians


Quem é?


Del Debbio conquistou dois tricampeonatos pelo Timão


Como treinador, deu ao Palmeiras o primeiro título pós-Palestra Itália


O zagueiro Del Debbio foi um dos maiores ídolos da torcida corintiana nos anos 1920 e 1930 e, mesmo assim, conseguiu também ser um dos importantes personagens da história do Palmeiras, já como técnico. Nesta quinta-feira, dia 8, faz 30 anos que o ex-ídolo alvinegro morreu, aos 79 anos, permanecendo como um dos ícones da história da equipe do Parque São Jorge. No total, Del Debbio conquistou oito títulos paulistas como jogador e três como técnico - sendo que um desses títulos foi como técnico e jogador, o de 1939. Em sua biografia também se destaca o entrosamento e parceria com outros dois importantes nomes da história alvinegra: o goleiro Tuffy e o lateral-direito Grané. Nos registros sobre eles é possível encontrar que eram chamados de trio de mosqueteiros ou trio final, entre outras expressões que indicam a importância deles para o Corinthians.

O primeiro tricampeonato
Ídolo nos anos 1920/30
Del Debbio - que tinha como principais características o vigor físico, bom posicionamento e a aplicação, transformando-o em um ótimo marcador - iniciou sua trajetória no Corinthians de maneira grandiosa. Ainda como um zagueiro desconhecido, foi Campeão Paulista de 1922, o campeonato do Centenário da Independência. Era o primeiro título da sequência que se transformaria no primeiro tricampeonato do Corinthians (1922/23/24). Dessas três taças, duas foram conquistadas deixando como vice-campeão o Palmeiras, na época ainda Palestra Itália (22 e 23). Na outra conquista o vice ficou com o Paulistano. O famoso trio defensivo, no entanto, seria formado somente a partir de 1928, quando Tuffy chegou ao alvinegro. Grané havia desembarcado no clube em 1924 e, portanto, tinha participado do último título do primeiro tricampeonato.

Tricampeão novamente
O segundo tricampeonato da história do Corinthians teve como arma o trio de mosqueteiros. Foi alcançado com as taças de Campeão Paulista de 1928, 1929 e 1930. Nos dois primeiros títulos da sequência, o vice-campeonato ficou com o Santos e no terceiro com o São Paulo. Curioso é que nos três campeonatos o terceiro colocado foi o Palestra Itália. Após o título de 1930, o time do Corinthians acabou se desfazendo, com a transferência de alguns de seus principais jogadores. Entre eles Del Debbio, que foi para o Lazio, da Itália. O jogador permaneceu no clube italiano até 1936.

A volta ao Brasil
Corinthians dominou o Paulistão entre 1920 e 1930
A participação de Del Debbio nos outros dois títulos paulistas que constam em seu currículo não foi tão efetiva. Em 1937, na sua volta da Itália, participou de quatro dos 14 jogos do Corinthians. Já em 1939, quando já era o técnico da equipe, acabou sendo obrigado a entrar em campo para defender o clube em uma partida, contra o Ypiranga, no dia 22 de outubro de 1939, pelo fato do elenco estar desfalcado de jogadores para a posição em condições de jogo. O Corinthians venceu por 2 a 1. Nos títulos de 1937 e 1939, o vice foi o Palestra Itália. Como técnico, os títulos do ex-zagueiro pelo Timão foram de 1938, 1939 e 1941.

O primeiro título do Palmeiras
Del Debbio treinou o "primeiro" Palmeiras
Em 1942, Del Debbio ganhou novamente o título paulista, taça muito especial para a história do Palmeiras. O ex-corintiano comandou a equipe no primeiro jogo em que o clube alviverde atuou com o nome Palmeiras, deixando para o passado o Palestra Itália, devido às pressões políticas provocadas pela Segunda Guerra Mundial. E foi nesse jogo que o time do Parque Antártica conquistou o título de Campeão Paulista de 1942. O jogo do título foi contra o São Paulo, que abandonou a partida quando perdia por 3 a 1. No primeiro tempo, o Palmeiras saiu de campo vencendo por 2 a 1, com gols de Cláudio e Del Nero para o time alviverde e Valdemar de Brito para o São Paulo. Na segunda etapa, Echevarrieta ampliou para a equipe do Parque Antártica. O São Paulo deixou o campo após o juiz marcar um pênalti para o time de Del Debbio aos 19 minutos, e com isso o Palmeiras garantiu a taça.

Seleção Brasileira
Pela Seleção Brasileira, Del Debbio fez três jogos e anotou um gol, de acordo com registros do site RSSSF Brasil, especializado no registro histórico do futebol. Dessas partidas, apenas uma é considerada oficial por ter sido disputada contra outra seleção. Nas outras duas, os adversários foram clubes. A estreia aconteceu em 24 de fevereiro de 1929, contra o Rampla Juniors, do Uruguai, no Estádio de São Januário. O Brasil venceu por 4 a 2. O jogo seguinte de Del Debbio foi o único em que enfrentou uma seleção nacional. Foi a França, derrotada por 3 a 2 em 1º de agosto de 1930, no Estádio das Laranjeiras. O último jogo do corintiano com a camisa da Seleção Brasileira foi uma goleada por 6 a 1 sobre o Ferencvárosi, da Hungria, em 2 de julho de 1931, ano em que se despediu do Brasil para ir defender a Lazio. Foi nessa partida que fez o seu único gol com a camisa amarela.


NÚMEROS DE DEL DEBBIO

8
títulos de Campeão Paulista como jogador pelo Corinthians

3
títulos de Campeão Paulista como técnico pelo Corinthians

1
título de Campeão Paulista como técnico pelo Palmeiras

3
jogos pela Seleção Brasileira

1
gol pela Seleção Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário