Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Há 10 anos Kaká levantava o título italiano

Kaká fez cruzamento para o gol do título

História da Taça


Primeira taça como titular na Itália veio em 2004


Jogador, peça fundamental do Milan, foi comparado com Platini


Apenas um ano. Foi esse o tempo que levou para Kaká se transformar em ídolo do Milan após desembarcar na Itália em agosto de 2003. No mesmo mês do ano seguinte, o ex-jogador do São Paulo, contratado como uma promessa e sem garantia de que figuraria entre os titulares, já havia garantido lugar cativo na equipe que conquistou o Campeonato Italiano na temporada 2003/04. Na prática foi o primeiro título de Kaká no Milan, apesar de atribuírem a ele também a Supercopa da Europa de 2003 - mas ele não figurou nem no banco de reservas da equipe que levantou essa taça em 29 de agosto de 2003 ao bater o Porto por 1 a 0 na única partida válida pela taça.



No lugar de Rivaldo
Rivaldo perdeu vaga
Neste dia 2 de maio faz exatamente dez anos que Kaká levantou o título de Campeão Italiano. Para figurar entre os titulares da equipe, o meia ganhou a preferência do técnico Carlo Ancelotti sobre ninguém menos que Rivaldo. Dez anos mais velho e sem espaço no Milan, Rivaldo acabou se transferindo para o Cruzeiro antes do fim da temporada italiana. Além de Kaká, o time titular do Milan que chegou ao final do torneio tinha outros dois brasileiros - o goleiro Dida e o lateral-direito Cafu - e um reserva, o lateral-esquerdo Serginho. Mas o jovem Kaká é quem encantava a torcida, sendo considerado um dos principais articuladores do time e chegando a ser comparado com o ex-craque francês Michel Platini. que brilho na Juventus na década de 1980. 

Kaká e Dida comemoram
Cruzamento para o título
A conquista do título aconteceu com duas rodadas de antecedência com uma espécie de final antecipada. O Milan, então com 76 pontos, enfrentou a Roma, com 70, vice-líder e única equipe que poderia roubar a taça da equipe milanesa, A Roma também tinha brasileiros entre os destaques de seu elenco: Émerson, Lima e Mancini. O jogo do título foi disputado no Estádio San Siro, em uma partida bastante tensa. Logo aos dois minutos o Milan abriu o marcador com Shevchenko de cabeça aproveitando cruzamento de Kaká pelo lado direito, após o brasileiro deixar dois marcadores para trás. Ainda no primeiro tempo, o Milan teve outras duas oportunidades de ampliar o marcador, mas esbarrou em boas defesas do goleiro Pelizzoli. 

Partida tensa
Shevchenko fez o gol do título
O clima de tensão da partida cresceu com um pênalti não marcado a favor do time do Roma, quando Shevchenko interceptou com o braço falta cobrada pelo atacante Totti. Na segunda etapa, o jogo teve de ser interrompido três vezes porque a torcida do Roma, postada atrás do gol de Dida, arremessou fogos de artifício no gramado. O médico do Milan precisou ser acionado para atender o goleiro e o volante Gatuso, atingido na cabeça. Mas o Milan resistiu à pressão e conquistou o seu 17º título italiano, depois de ficar quatro anos sem levantar o scudetto. Duas rodadas adiante, Shevchenko terminaria o campeonato como o artilheiro com 24 gols.
 


TÍTULOS DE KAKÁ NO MILAN 

Mundial Interclubes 2007 

Liga dos Campeões da Europa 2006/07 

Supercopa da Europa 2003 e 2007 

Campeonato Italiano 2003/04 

Supercopa da Itália 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário