Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ronaldinho Gaúcho: um ano longe da Seleção

Ronaldinho Gaúcho não correspondeu na nova fase de Felipão


Quem é?


Jogador fez três jogos pelo Brasil na nova fase de Felipão


Desde 1999, meia-atacante atuou 102 vezes pela equipe canarinho


Nesta quinta-feira, dia 24, faz exatamente um ano que Ronaldinho Gaúcho jogou pela última vez pela Seleção Brasileira. A partida foi um empate de 2 a 2 com o Chile, no Mineirão, em que a equipe canarinho chegou a ser vaiada pela torcida mineira. Era o terceiro jogo de Ronaldinho sob o comando de Luiz Felipe Scolari, na segunda passagem do treinador no comando do Brasil. E, a atuação contra o Chile, tudo indica, foi decisiva para acabar com as chances de Ronaldinho estar na Copa do Mundo do Brasil, que começa em 49 dias.



Pior nota
Chile foi o último adversário de Ronaldinho
Nessa partida, o jogador do Atlético Mineiro não correspondeu às expectativas, principalmente por estar vivendo um bom momento em seu clube, como principal estrela do time que viria a conquistar a Taça Libertadores da América. "Pouco pegou na bola, e por isso, não conseguiu organizar o time", descreveu o Estadão ao atribuir nota 4 ao desempenho do jogador, a pior da equipe ao lado do zagueiro Dedé na avaliação do jornal. Nesse empate, os gols do Brasil foram anotados por Neymar (em jogada que teve a participação de Ronaldinho) e Réver.

Pênalti desperdiçado
Apesar de, aparentemente, ter sido nessa partida que Ronaldinho selou a sua sorte com Felipão, o jogador não havia ido bem também no seu primeiro jogo nessa nova fase do técnico, contra a Inglaterra, em 6 de fevereiro de 2013, no Estádio de Wembley. Era a reestreia do treinador na Seleção Brasileira. O time canarinho foi derrotado por 2 a 1 (Fred marcou para o Brasil). Ronaldinho perdeu um pênalti e teve sua atuação descrita da seguinte maneira pela Folha de S.Paulo: "Ronaldinho não entregou o que se esperava. Errou passes fáceis, desperdiçou um pênalti e acabou substituído por Lucas no intervalo".

Polêmica com Neymar
Contra Inglaterra, jogador perdeu pênalti e Brasil, o jogo
Pior ainda foi a polêmica que se criou já que o batedor oficial de pênalti na partida era Neymar. O ex-jogador santista, no entanto, estava trocando as chuteiras e Ronaldinho pegou a bola e seguiu para a marca da cal sem esperar o companheiro. "O combinado era o Neymar bater. Mas você não tira a bola de um jogador como o Ronaldinho e diz que vai cobrar", disse Felipão na coletiva depois do jogo. Na ocasião, o Estadão também foi bastante crítico em relação à atuação do jogador, atribuindo nota 3 ao seu desempenho. "Decepcionou. Não chamou o jogo para si e pecou pela falta de objetividade. E bateu mal o pênalti", descreveu o Estadão.

Boa atuação
Boa atuação contra a Bolívia
Dos três jogos que fez nessa nova etapa de Felipão na Seleção Brasileira, o único em que Ronaldinho teve boa atuação foi na vitória de 4 a 0 sobre a Bolívia, em 6 de abril de 2013, em Santa Cruz de La Sierra, adversário que se mostrou muito frágil. Dois dos gols do Brasil foram marcados por Neymar, um por Leandro Damião e o quarto por Leandro, atacante do Palmeiras. A equipe canarinho teve apenas jogadores que atuavam no Brasil. O Estadão destacou o desempenho de Ronaldinho, cuja atuação recebeu nota 8 (a melhor do jogo): "Exibiu toda a sua categoria sem deixar de ser objetivo. Motivado, ainda é bastante útil". A goleada sobre a Bolívia foi a primeira vitória de Felipão na sua nova fase na seleção. Antes, além da derrota para Inglaterra, havia empatado com Itália e Rússia.

Estreia com Luxemburgo
Estreia na Seleção ocorreu em 1999
Esses últimos três jogos não fazem, de maneira nenhuma, justiça a história de Ronaldinho Gaúcho na Seleção Brasileira, que teve início em 26 de junho de 1999, com vitória de 3 a 0 sobre a Letônia, em amistoso realizado na cidade de Curitiba, com gols de Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos e Alex, sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo. No total foram 102 partidas pelo time principal, sendo que 97 são considerados jogos oficiais e cinco não oficiais (contra clubes ou combinados). No total, com a camisa amarela, Ronaldinho Gaúcho balançou as redes adversárias 35 vezes, a última delas em 11 de outubro de 2011, na Cidade do México, em amistoso que o Brasil venceu os donos da casa por 2 a 1 (o outro gol brasileiro foi anotado pelo lateral-esquerdo Marcelo). E, na biografia de Ronaldinho na Seleção Brasileira, não se pode esquecer o título de campeão mundial de 2002, o último conquistado pela equipe canarinho, justamente sob o comando de Felipão.



HÁ UM ANO

BRASIL 2 x 2 CHILE
Amistoso
Data: 24 de abril de 2013
Local: Mineirão
Brasil: Diego Cavalieri; Jean (Marcos Rocha), Dedé (Henrique), Réver e André Santos; Ralf (Fernando), Paulinho, Jadson (Osvaldo) e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Leandro Damião (Alexandre Pato). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Chile: Johnny Herrera; Álvares, Rojas, Gonzáles e Mena; Leal, Meneses (Muños), Reyes e Cortés (Fuenzalida); Vargas (Robles) e Rubio (Figueroa). Técnico: Jorge Sampaoli
Gols: Gonzáles, aos 7 minutos, e Réver, aos 24 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos 9 minutos, e Vargas, aos 19 minutos do segundo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário