Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de março de 2014

Rivaldo: 5 colegas de títulos de 1999 ainda jogam

Meia conquistou o título de melhor do mundo em 1999

História da taça


Meia levou 2 taças e foi o melhor do mundo naquele ano


Jogador conquistou os canecos da Copa América e da Liga Espanhola


No fim de semana em que Rivaldo anunciou que vai pendurar as chuteiras, cinco jogadores que conquistaram títulos junto com ele em 1999, ano em que o meia foi eleito o melhor jogador do mundo, ainda permanecem em atividade. Quatro deles são brasileiros e conquistaram com o recém-aposentado a Copa América de 1999 em torneio disputado no Paraguai: o goleiro Dida, os meias Zé Roberto e Alex e o atacante Ronaldinho Gaúcho. O outro é Espanhol, o meia Xavi, do Barcelona, que era uma jovem promessa, ainda reserva, no Barcelona que levantou o Campeonato Espanhol da temporada 1998/1999.



Brasil 100%
Campeão com Ronaldinho no Paraguai
A Copa América de 1999 foi conquistada pelo Brasil com uma campanha 100%. A equipe, comandada por Vanderlei Luxemburgo, venceu as seis partidas que disputou, com direito a goleada por 7 a 0 sobre a Venezuela, na estreia. Dos quatro jogadores daquela conquista que ainda estão em atividade, Dida e Zé Roberto estiveram em campo na final contra o Uruguai, vencida pelo Brasil por 3 a 0, com dois gols de Rivaldo e um de Ronaldo Fenômeno. Os dois, inclusive, foram os artilheiros da competição com cinco gols cada. No total, Rivaldo atuou em cinco das seis partidas do Brasil; Dida jogou todas; Zé Roberto, quatro; Alex, quatro; e Ronaldinho Gaúcho, três.

A promessa Xavi
Campeão e vice-artilheiro do Espanhol
Naquele ano, o Barcelona foi campeão espanhol com 11 pontos a frente do Real Madrid, que ficou com o vice. Rivaldo teve participação decisiva na conquista. Foi vice-artilheiro da competição com 24 gols, um a menos que o goleador máximo do campeonato o espanhol Raul, do Real Madrid. Era a segunda temporada do brasileiro no Barcelona, e a primeira de Xavi, então com 19 anos e reserva de Pep Guardiola. Em 2001, com a saída e Guardiola, Xavi passou a dono da posição e, com o tempo, tornou-se um dos mais badalados jogadores do futebol mundial.


COMPANHEIROS DE TÍTULOS EM 1999

Dida
Campeão da Copa América
Em 1999: Cruzeiro
Atualmente: Internacional
Idade: 40 anos

Zé Roberto
Campeão da Copa América
Em 1999: Bayer Leverkusen
Atualmente: Grêmio
Idade: 39 anos

Alex
Campeão da Copa América
Em 1999: Palmeiras
Atualmente: Coritiba
Idade: 36 anos

Ronaldinho Gaúcho
Campeão da Copa América
Em 1999: Grêmio
Atualmente: Atlético-MG
Idade: 33 anos

Xavi
Campeão Espanhol
Em 1999: Barcelona
Atualmente: Barcelona
Idade: 34 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário