Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

O primeiro capitão a levantar a taça do mundo


O capitão Belini levanta a taça conquistada na Suecia


Para a Memória


Bellini criou o gesto que virou tradição nas Copas


Zagueiro conquistou dois dos três mundiais dos quais participou


O Brasil perdeu nesta quinta-feira, dia 20, o primeiro capitão da Seleção Brasileira que conquistou o título de campeão do mundo. Hilderaldo Luís Bellini morreu no Hospital Nove de Julho, em São Paulo. O ex-jogador sofria de mal de Alzheimer desde 2011. Criador do gesto de levantar o troféu acima da cabeça para comemorar o título, que fez ao receber a Taça Jules Rimet após a conquista da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, Bellini também foi campeão mundial em 1962 (como reserva de Mauro) e participou do mundial de 1966. No total, fez 51 partidas pela equipe canarinho. O auge de sua carreira foi no Vasco, onde faturou três títulos estaduais, mas jogou também pelo São Paulo e pelo Atlético-PR. Relembre a carreira de Bellini:

1930 - Nasce em 7 de junho de 1930 na cidade de Itapira, no Interior de São Paulo.

Quatro títulos pelo Vasco
1952 - Aos 22 anos, é contratado pelo Vasco da Gama depois de ter atuado pelos pequenos Itapirense e Sanjoanense. NO MESMO ANO conquista o título carioca: o Vasco foi campeão com 17 vitórias, dois empates e uma derrota, seis pontos a frente do Flamengo.

1956 - Conquista o seu segundo título carioca pelo Vasco, que fica com a taça com 16 vitórias, quatro empates e duas derrotas.

1957 - Faz sua estreia na Seleção Brasileira, no dia 13 de abril: empate por 1 a 1 com o Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, no Estádio Nacional do Peru. NO MESMO ANO conquista com a Seleção Brasileira, já como capitão da equipe, a Copa Roca (taça disputada em dois jogos entre Brasil e Argentina).

Com Pelé na Copa da Suecia, em 1958
1958 - Conquista o título mundial como capitão da Seleção Brasileira na Copa da Suécia. Na final, o Brasil bateu a seleção anfitriã por 5 a 2. Ao receber a taça, Bellini a levanta sobre a cabeça executando esse gesto pela primeira vez, e que seria copiado por todos os campeões mundiais dali em diante. NO MESMO ANO, também como capitão, conquista a Taça Oswaldo Cruz, disputada entre Brasil e Paraguai. NO MESMO ANO conquista o seu terceiro Campeonato Estadual do Rio de Janeiro com o Vasco. Desta vez o título foi ganho após vitória sobre o Flamengo na final. NO MESMO ANO conquista o Torneio Rio-São Paulo com o Vasco.

1959 - Conquista, como capitão da Seleção Brasileira, a Taça Bernardo O'Higgins, disputada com o Chile.

1960 - Conquista, novamente com a braçadeira de capitão da Seleção Brasileira, a Copa Atlântica, competição disputada com o Paraguai, Uruguai e Argentina, em que as seleções jogaram entre si em turno único. NO MESMO ANO, é capitão do Brasil na conquista da sua segunda Copa Roca.

1961 - Conquista com a Seleção Brasileira sua segunda Taça Oswaldo Cruz.

Bellini foi para o
 São Paulo em 1962
1962 - Conquista o seu segundo título mundial, no Chile, mas desta vez como reserva de Mauro, que também herdou a tarja de capitão. NO MESMO ANO, como titular e capitão do Brasil, conquista a sua terceira Taça Oswaldo Cruz. NO MESMO ANO se transfere do Vasco para o São Paulo.

1966 - Participa de sua terceira Copa do Mundo. Jogou duas das três partidas do Brasil no mundial da Inglaterra, ambas como capitão da equipe. O Brasil é eliminado na primeira fase. A derrota para a Hungria por 3 a 1 é o seu último jogo com a camisa da Seleção Brasileira.

1968 - Se transfere para o Atlético-PR.

1969 - No dia 20 de julho, Bellini encerra a carreira em jogo entre o Atlético Paranaense e o Coritiba. A partida terminou 0 a 0.

2014 - Bellini morre no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, no dia 20 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário