Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de março de 2014

Brasil x África do Sul: jogo de placar apertado

No último confronto, o Brasil bateu a África do Sul por 1 a 0 no Morumbi

História do jogo


Seleção Brasileira venceu todos os confrontos



Resultados sempre foram com apenas um gol de vantagem



Bem recente, a história dos confrontos entre Brasil e África do Sul, que se enfrentam pela quinta vez nesta tarde em Johanesburgo, na África do Sul, tem ampla vantagem dos brasileiros, mas nem por isso é possível imaginar um jogo fácil, dado o retrospecto. Até aqui, foram quatro vitórias da Seleção Brasileira, mas em todas elas a vantagem no placar foi de apenas um gol. A maior contagem foi justamente na primeira partida entre as duas equipes, em 24 de abril de 1996, quando a equipe brasileira, então comandada por Zagallo, bateu os sul-africanos por 3 a 2. Depois temos um placar de 2 a 1 e dois resultados de 1 a 0.

Copa das Confederações


Dos quatro jogos, apenas um foi válido por uma competição, os outros três foram amistosos. A partida em que estava em jogo um torneio ocorreu em 2009, foi a Copa das Confederações que antecedeu o mundial da África do Sul. O confronto ocorreu na semifinal, após o Brasil, comandado pelo técnico Dunga, ter ficado em primeiro na sua chave, e a África do Sul, do técnico Joel Santana, na segunda colocação de seu grupo (que teve como vencedor a Espanha). A vitória brasileira por 1 a 0 teve gol do lateral Daniel Alves, um dos garantidos por Felipão na Copa do Mundo do Brasil. O lateral havia começado o jogo no banco de reservas e entrou na lateral-esquerda, no lugar de André Santos. Outros que estavam naquele time e podem figurar no grupo atual são o goleiro Júlio César, o lateral-direito Maicon, o volante Ramires e o atacante Robinho. O Brasil conquistou aquela Copa das Confederações batendo os Estados Unidos na final por 3 a 2 - Lúcio e Luís Fabiano (2) marcaram os gols brasileiros.

Artilheiro
Bebeto fez dois gols em partidas contra a África do Sul
Em um jogo com tão poucos confrontos - e sem placares elásticos - não é possível esperar um goleador que tenha estufado as redes adversárias muitas vezes. Assim, Bebeto, com apenas dois gols, é o maior artilheiro da história de Brasil x África do Sul. O ex-atacante fez um dos gols da primeira vitória sobre os sul-africanos - por 3 a 2, também em Johanesburgo, com Flávio Conceição e Rivaldo completando o placar. O outro gol de Bebeto foi assinalado na partida seguinte entre as duas equipes, em 7 de dezembro de 1997, novamente em Johanesburgo, o da vitória brasileira por 2 a 1. O outro gol brasileiro foi assinalado por Romário. 


OS CONFRONTOS

Brasil 3 x 2 África do Sul
Amistoso
Data: 24 de abril de 1996
Local: Estádio First Nacional Bank (Johanesburgo, África do Sul)
Gols: Flávio Conceição, Rivaldo e Bebeto para o Brasil; Phil Masinga e Doctor Khumalo para a África do Sul

Brasil 2 x 1 África do Sul
Amistoso
Data: 7 de dezembro de 1997
Local: Estádio Ellis Park (Johanesburgo, África do Sul)
Gols: Bebeto e Romário para o Brasil; Helman Mkhalele para a África do Sul

Brasil 1 x 0 África do Sul
Copa das Confederações
Data: 25 de junho de 2009
Local:  Estádio Ellis Park (Johanesburgo, África do Sul)
Gol: Daniel Alves

Brasil 1 x 0 África do Sul
Amistoso
Data: 7 de setembro de 2012
Local: Estádio do Morumbi (São Paulo)
Gol: Hulk 

Nenhum comentário:

Postar um comentário