Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Galo tem um campeão mundial e um vice


Ronaldinho é a grande estrela do time mineiro no mundial interclubes

História da taça


Ronaldinho, Josué e Alecsandro já disputaram torneio


Josué levantou o caneco com o São Paulo em 2005 contra o Liverpool


No elenco que o Atlético Mineiro levou ao Marrocos, para a disputa do Mundial Interclubes da Fifa, há três jogadores que já disputaram a competição, mas apenas um deles conseguiu levantar a taça: o meia Josué, campeão com o São Paulo em 2005. Ronaldinho Gaúcho foi vice com o Barcelona em 2006. Já Alecsandro foi um dos protagonistas da decepcionante participação do Internacional de Porto Alegre na edição de 2010, quando o time gaúcho foi derrotado na semifinal pelo desconhecido representante da África, o Mazembe, da República do Congo.

Josué: título sobre o Liverpool
Josué levantou o caneco em 2005
Josué foi titular nas duas partidas do Interclubes de 2005, disputado no Japão. O São Paulo não teve vida fácil na semifinal apesar de enfrentar um adversário sem qualquer expressão, o Al Ittihad, da Arábia Saudita. A equipe paulista, comandada pelo técnico Paulo Autuori, venceu por 3 a 2, depois de ter terminado o primeiro tempo em 1 a 1. Os gols do Tricolor foram marcados por Amoroso (2) e Rogério Ceni, de pênalti. A final contra o Liverpool, da Inglaterra, foi vencida por 1 a 0, com um gol do volante Mineiro, aos 27 minutos do primeiro tempo, mas o São Paulo teve de suar para não perder a taça, tanto que o jogador eleito o melhor do torneio foi o goleiro Rogério Ceni, graças a defesas realizadas na final.

Ronaldinho: derrota para o Internacional
Ronaldinho foi vice em 2006
Um ano após o São Paulo levantar o caneco de campeão mundial, outro clube brasileiro, o Internacional, ficou com o título, novamente no Japão. A vítima dos gaúchos na decisão foi o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. A equipe espanhola se classificou para a final ao bater o América do México por 4 a 0, em partida em que Ronaldinho fez um dos gols. Os outros foram de Gudjohnsen, Rafael Marquez e Deco. A equipe catalã foi derrotada pelo Internacional na final por 1 a 0, gol de Adriano Gabiru, que saiu do banco para balançar a rede dos espanhóis aos 37 minutos do segundo tempo.

Alecsandro: pior campanha de um time do Brasil
Alecsandro fez dois gols em 2010
O mesmo Internacional que surpreendeu o Barcelona foi protagonista da pior campanha brasileira nos mundiais interclubes quatro anos após a conquista de 2006. Na edição de 2010, disputada nos Emirados Árabes Unidos, o Internacional, que tinha Alecsandro no ataque, foi derrotado na semifinal da competição pelo Mazembe, por 2 a 0. Foi a primeira vez, e até hoje única, que uma equipe brasileira classificada para o mundial não chegou à final. O Inter teve de se contentar com o terceiro lugar, conquistado com uma vitória por 4 a 2 sobre o Seongnam Ilhwa Chunma, da Coréia do Sul. Os gols dos gaúchos foram marcados por Alecsandro (2), Tinga e D'Alessandro. Os dois gols do time sul-coreano foram anotados pelo colombiano Molina, que foi o artilheiro da competição.

ATLETICANOS NOS MUNDIAIS INTERCLUBES

Josué - 2005 - Japão
Campeão pelo São Paulo
14 de dezembro - São Paulo 3 x 2 Al Ittihad (Arábia Saudita) - Semifinal
18 de dezembro - São Paulo 1 x 0 Liverpool (Inglatera) - Final
Obs.: São Paulo campeão mundial

Ronaldinho - 2006 - Japão
Vice-campeão pelo Barcelona
14 de dezembro - Barcelona 4 x América (México) - Semifinal
Obs.: Ronaldinho fez o terceiro gol do jogo
17 de dezembro - Barcelona 0 x 1 Internacional (Brasil) - Final

Alecsandro - 2010 - Emirados Árabes Unidos
3º colocado pelo Internacional
14 de dezembro - Internacional 0 x 2 Mazembe (Congo) - Semifinal
18 de dezembro - Internacional 4 x 2 Seongnam Ilhwa (Coreia do Sul) - Decisão do 3º lugar
Obs.: Alecsandro fez o segundo e o quarto gols do Inter

Nenhum comentário:

Postar um comentário