Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Escobar: morto na Colômbia após falhar na Copa


Zagueiro fez sete partidas em Copas do Mundo

Quem é?


Zagueiro titular em 2 mundiais fez gol contra para os EUA


Jogador participou da melhor campanha colombiana no torneio da Fifa


Titular da Colômbia em duas Copas do Mundo, o zagueiro Andrés Escobar tem o seu nome ligado a uma das grandes tragédias da história dos mundiais: foi assassinado ao voltar ao seu país devido à falha que cometeu na partida contra os Estados Unidos no mundial de 1994, quando anotou um gol contra na derrota por 2 a 1. Escobar havia sido titular dos três jogos daquele mundial. O crime aconteceu em Medellín, na madrugada de 2 de julho, em frente a uma discoteca, seis dias depois de a Seleção Colombiana ser eliminada da Copa do Mundo dos Estados Unidos. Ao sair da casa noturna, o zagueiro foi abordado por desconhecidos e, após breve discussão motivada por sua participação na Copa, foi executado a tiros. Os autores do crime foram presos dias depois. Quatro anos antes, na Copa da Itália, Escobar foi titular da Seleção Colombiana com melhor campanha nesses torneios da Fifa. Escobar é o homenageado da quinta-feira, dia 24, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia traz uma figura-caricatura de um jogador que se destacou em mundiais da Fifa. A figura de Escobar é a número 231.


Copa de 1990
Titular na melhor campanha
 da Seleção Colombiana
A Copa do Mundo da Itália, em 1990, apresentou à história do futebol a melhor geração do futebol colombiano, com craques como o polêmico goleiro René Higuita, e os meias Carlos Valderrama e Freddy Rincón. Foi a única vez que a Colômbia passou pela fase de grupos da competição. Escobar foi titular nas quatro partidas disputadas pelo time no torneio. A equipe comandada pelo técnico Carlos Maturana chegou as oitavas de final da competição ao terminar como uma das quatro melhores terceiras colocadas entre os seis da primeira fase. Com uma vitória, um empate e uma derrota, o time ficou atrás de Alemanha e Iugoslávia nessa etapa. Nas oitavas de final, a equipe acabou eliminada na prorrogação pela seleção de Camarões após derrota por 2 a 1. A Colômbia se classificaria para as duas Copas seguintes, mas não repetiria a campanha de 1990.

Campeão da Libertadores
Campeão da Libertadores
A carreira de Escobar está estreitamente ligada ao Atlético Nacional de Medellín. De 1987 a 1994, quando foi assassinado, só não vestiu a camisa do time na temporada 1989-1990, quando se transferiu para o futebol suíço para defender o Yung Boys, voltando para o time de origem após apenas um ano. Pelo Nacional conquistou o primeiro título da Copa Libertadores da América de um time colombiano, em 1989. O time bateu o Olímpia do Paraguai na final. Após vitórias por 2 a 0 para cada um dos lados, o jogo foi decidido nos pênaltis, em partida disputada em Bogotá, na Colômbia, com o Nacional vencendo por 5 a 4. Pelo clube colombiano, Escobar conquistou também a Copa Interamericana de 1990, taça que era disputada entre o campeão da Libertadores e o vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf até 1998. A equipe bateu o Pumas, do México, na final.



ESCOBAR NOS MUNDIAIS

Copa de 1990 - Itália
9 de junho - Colômbia 2 x 0 Emirados Árabes (Fase de grupos)
14 de junho - Colômbia 0 x 1 Iugoslávia (Fase de grupos)
19 de junho - Colômbia 1 x 1 Alemanha (Fase de grupos)
23 de junho - Colômbia 1 x 2 Camarões (Oitavas de final)

Copa de 1994 - Estados Unidos
18 de junho - Colômbia 1 x 3 Romênia (Fase de grupos)
22 de junho - Colômbia 1 x 2 Estados Unidos (Fase de grupos)
Obs.: Escobar abriu o placar para os Estados unidos com gol contra
26 de junho - Colômbia 2 x 0 Suíça (Fase de grupos)


"Os Caras das Copas"
 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário