Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de março de 2014

Estreia de Neymar pelo Santos completa 5 anos

Neymar fez estreia na 12ª rodada do Paulistão de 2009


História do jogo


Atacante fez seu primeiro jogo profissional contra o Oeste


Time empatava em 0 a 0 e se incendiou com a entrada do jovem craque


Santos e Oeste pela 12ª rodada do Campeonato Paulista de 2009 poderia ser um jogo como outro qualquer, mas entrou para a história como a primeira partida de Neymar como profissional. Nesta sexta-feira, dia 7, faz cinco anos que o atacante, provavelmente a maior revelação do Santos depois de Pelé, estreou entre os profissionais da equipe da Vila. O time santista, comandado pelo técnico Vagner Mancine, venceu por 2 a 1. E Neymar, apesar de não ter feito nenhum dos gols, saiu do banco para incendiar a equipe que até então vinha tendo uma atuação apagada e chegou a ser vaiada pela torcida.

Novo contrato
Mancini escalou Neymar pela
primeira vez como titular
Um dia antes do jogo, Neymar assinou um novo contrato com o Santos. Passava a ganhar R$ 80 mil por mês e a multa rescisória do acordo era de 30 milhões de euros. Neymar já vinha sendo relacionado pelo técnico Vagner Mancine para compor o elenco santista. Havia ocupado o banco de reservas nos seis jogos anteriores. Os jornais, no noticiário pré-jogo, não poupavam elogios a jovem revelação santista, chamando-a de "novo Robinho". "Quando me dizem que sou o novo Robinho, fico contente. Na verdade, me espelho nas finalizações do Kléber Pereira, nos dribles do Robinho e em tudo do Pelé", afirmava Neymar, segundo texto publicado no Estadão. Já o técnico Vagner Mancine pedia calma, afirmando que o jovem atacante era um diamante a ser lapidado.

Incendiou o time
Molina foi substituído por Neymar
Como estava previsto, Neymar começou a partida contra o Oeste, no Estádio do Pacaembu, no banco de reservas. O Santos foi lento e sem criatividade no primeiro tempo e foi vaiado na saída para os vestiários. Voltou para o segundo tempo sem mudar o comportamento. Foi suficiente para a torcida passar a gritar o nome da jovem revelação. Eram 10 minutos da etapa final. Quatro minutos depois, Neymar entrou no lugar de Molina. "Buscou o jogo, movimentou-se, principalmente pela direita, e criou chances claras", descreveu a Folha de S.Paulo sobre a atuação do jogador. Dois minutos depois de entrar em campo, Neymar driblou um zagueiro e mandou a bola no travessão. O Santos se incendiava com o futebol alegre do atacante. A vitória veio com gols de Roni e Madson, e Dézinho descontando para o Oeste.

Primeiro gol


O primeiro gol de Neymar pela equipe profissional do Santos aconteceu oito dias após a estreia. O jogo foi contra o Mogi Mirim, no Pacaembu. Foi a primeira vez que o atacante entrou como titular da equipe. Neymar foi o autor do terceiro gol da vitória por 3 a 0. Todos os gols foram assinalados no segundo tempo. O primeiro foi assinalado por Paulo Henrique Ganso, aos 12 minutos, depois Roni ampliou aos 23 e por fim Neymar aos 28. O jogador mandou de cabeça para o fundo do gol do Mogi Mirim depois de cruzamento pelo lado esquerdo do ataque santista. Naquele 2009, o Santos seria vice-campeão Paulista, perdendo a final para o Corinthians. Mas era só o início do furacão Neymar, que conquistou o Paulistão nos três anos seguintes, a Copa do Brasil de 2010 e a Taça Libertadores da América de 2011. O jogador foi também artilheiro da Copa do Brasil de 2010 (11 gols), do Paulistão de 2012 (20 gols) e da Libertadores da América de 2012 (8 gols, ao lado de Alustiza, do Deportivo Quito).


O JOGO DE ESTREIA

Oeste 1 x 2 Santos
Campeonato Paulista - 12ª Rodada
Data: 7 de março de 2009
Local: Estádio do Pacaembu
Oeste: Weverton; Dedê, Dezinho, Adriano e Mazinho; Athos (Luizinho), Dias, Dionísio e Vander (Mirandinha); Caíque (Leandro Love) e Neiy Paraíba. Técnico: Luciano Dias
Santos: Fábio Costa; Domingo, Adaílton (Germano) e Fabiano Euller; Luizinho (Pará), Roberto Brum, Rodrigo Souto e Molina (Neymar), Madson e Triguinho; Roni. Técnico: Vagner Mancini
Gols: Roni, aos 19 min., Madson, aos 45 min., e Dezinho, aos 46 min. do segundo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário