Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Um ano de Felipão na Seleção Brasileira

Felipão conquistou a Copa das Confederações em seu primeiro ano na Seleção



História do jogo


Primeiro jogo do técnico foi contra a Inglaterra


Estreia foi com derrota, mas retrospecto é de 13 vitórias, 4 empates e 2 derrotas


Nesta quinta-feira, dia 6, faz um ano que o técnico Luiz Felipe Scolari estreou à frente da Seleção Brasileira, na sua segunda passagem como treinador da equipe. Nesses 365 dias, Felipão conseguiu transformar o que era incerteza sobre uma boa participação na Copa de 2014 em favoritismo ao título. O começo, na verdade, não foi nada promissor: derrota por 2 a 1 para a Inglaterra no Estádio de Wembley, em Londres. Mas, depois disso, aos poucos, o técnico conseguiu fazer o time evoluir, chegando ao seu ponto máximo na Copa das Confederações, quando chegou ao título ao bater a Espanha por 3 a 0.


Derrota em Wembley
Fred marcou na reestreia de Felipão na Seleção
Desde a sua reestreia na Seleção Brasileira em Wembley - quando os ingleses venceram com gols de Rooney e Lampard, com Fred descontando para o Brasil - Felipão comandou a equipe canarinho em 19 oportunidades. Foram 13 vitórias, quatro empates e duas derrotas. A primeira das vitórias, no entanto, demorou a sair e foi contra um adversário sem qualquer expressão: a Bolívia, em 6 de abril de 2013. Antes, além da derrota para a Inglaterra, o time de Felipão havia empatado duas vezes, com a Itália (2 a 2) e com a Rússia (1 a 1). A vitória sobre os bolivianos, em Santa Cruz de La Sierra, foi conquistada com dois gols de Neymar, um de Leandro Damião e um de Leandro. A maior goleada da equipe, no entanto, ainda iria ocorrer: vitória por 6 a 0 sobre a Austrália em 7 de setembro no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os gols foram marcados por Jô (2), Neymar, Ramires, Alexandre Pato e Luiz Gustavo.

Neymar jogou mais
Neymar atuou em todos os jogos da Seleção de Felipão
Um ano depois da reestreia de Felipão na Seleção Brasileira, o atacante Neymar confirma, no número de participações, o papel de ídolo e grande referência da equipe. O jogador do Barcelona foi o único que atuou em todas as partidas da nova era Felipão. Em segundo lugar em número de participações aparecem dois companheiros de Chelsea: o zagueiro David Luiz e o meia Oscar, cada um deles com 16 jogos. Se considerarmos o número de participações nesses 19 jogos do primeiro ano de Felipão, é possível escalar um time com os 11 jogadores que mais atuaram em um esquema 4-4-2, sem centroavante fixo e com três volantes, sendo um deles de contenção e dois que sabem sair jogando. Veja a escalação: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Hernanes e Oscar; Neymar e Hulk. Confira os 23 jogadores que mais atuaram com Felipão:


QUEM MAIS ATUOU 

19 jogos
Neymar (Barcelona)

16 jogos
David Luiz (Chelsea)
Oscar (Chelsea)

15 jogos
Hernanes (Internacionale)
Paulinho (Tottenham)

14 jogos
Hulk (Zenit)

13 jogos
Daniel Alves (Barcelona)
Júlio César (Queens Park Rangers)
Luiz Gustavo (Wolfsburg)

12 jogos
Marcelo (Real Madrid)
Thiago Silva (PSG)

11 jogos
Fred (Fluminense)
Jô (Atlético Mineiro)

10 jogos
Dante (Bayern Munique)

9 jogos
Bernard (Shakhtar Donesk)
Lucas (PSG)

7 jogos
Fernando (Shakhtar Donesk)
Maxwell (PSG)

5 jogos
Alexandre Pato (Corinthians)
Jean (Fluminense)

4 jogos
Lucas Leiva (Liverpool)
Maicon (Roma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário