Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ataque do Mengo se equipara ao campeão de 2006


Flamengo faz final da Copa do Brasil contra o Atlético-PR (foto: Fla Imagem) 

 História da taça

Time que levou taça há sete anos tinha melhor defesa


Flá vencedor em 1990 teve desempenho melhor do que a equipe atual


Considerando a campanha até as semifinais, o Flamengo que busca o tricampeonato da Copa do Brasil contra o Atlético Paranaense tem desempenho bastante parecido com o time que levantou a taça em 2006. Como a equipe atual - que faz o primeiro confronto da decisão nesta quarta-feira, em Curitiba -, aquele Flamengo teve média de 1,91 gol marcado por partida: em 12 jogos foram 23 gols (mesmo número de jogos e gols do time atual até as semifinais contra o Goiás). O time dirigido por Jayme de Almeida leva ligeira vantagem no número de vitórias, foram 10, um empate e uma derrota. O de 2006 teve oito vitórias, três empates e uma derrota. Em compensação a equipe de 2006 teve melhor defesa: média de 0,58 gol sofrido por jogo, contra 0,66 do time atual.





Final contra o Vasco
Juan comemora o gol do título
O título de 2006 foi conquistado com duas vitórias sobre o arquirrival Vasco da Gama. No primeiro jogo, o time comandado pelo técnico Ney Franco venceu por 2 a 0 com gols de Luisão e Obina, ambos marcados no segundo tempo da partida. No segundo e decisivo jogo, o Maracanã foi tomado por mais de 45 mil torcedores. A partida foi mais difícil, mas o rubro-negro saiu de campo com nova vitória, desta vez por 1 a 0, gol do lateral-esquerdo Juan aos 28 minutos do primeiro tempo, com um chute de fora da área depois de um bate-rebate entre a zaga vascaína e o ataque flamenguista. Naquele ano, o Flamengo terminou a competição com o vice-artilheiro da competição, Renato, com seis gols (ao lado de Élber, do Cruzeiro) e atrás de Valdiran, do Vasco, com um gol a mais.

Fla de 1990 é o melhor
O time campeão em 1990:em pé estão Júnior, Zé Carlos,
Rogério, Vitor Hugo, Ailton e Piá; agachados, Renato
Gaúcho,  Gaúcho, Bobô, Zinho e Uidemar
O time do Flamengo que levou a Copa do Brasil de 1990 supera a equipe atual e também a de 2006 na média de gols marcados (2 por jogo) e na média de gols sofridos (0,5 por partida). A equipe, que tinha em seu elenco craques com Júnior, Zinho e Renato Gaúcho, terminou a competição invicto, com seis vitórias e quatro empates. Comandada pelo técnico Jair Pereira, o rubro-negro fez a final com o Goiás. Venceu o primeiro jogo, disputado em Juiz de Fora (MG), por 1 a 0, gol do zagueiro Fernando, e garantiu o título ao empatar sem gols o jogo de volta, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO). Como ocorreria em 2006, o Flamengo não fez o artilheiro da competição, ficando com o segundo posto nesse ranking com o centroavante Gaúcho ao lado de Agnaldo e Túlio, ambos do Goiás, todos com cinco gols. O goleador máximo foi Bizu, do Náutico, que balançou as redes adversárias sete vezes. O posicionamento na tabela de artilheiros é o único item que o atual time do Flamengo bate os dois rubro-negros campeões anteriormente: Hernane, com sete gols, é o goleador máximo da competição.




FLAMENGO CAMPEÃO

Copa Brasil 1990
Goiás 0 x 0 Flamengo
Local: Serra Dourada (GO)
Data: 7 de novembro
Goiás: Eduardo; Wilson (Rubens Carlos), Richard, Jorge Batata e Dalton; Wallace, Fagundes, Luvanor e Josué; Niltinho e Túlio. Técnico: Sebastião Lapola
Flamengo: Zé Carlos; Aílton, Vitor Hugo, Rogério e Piá; Uidemar, Júnior, Bobô (Nélio) e Zinho; Renato Gaúcho e Gaúcho. Técnico: Jair Pereira

Copa do Brasil 2006
Vasco 0 x 1 Flamengo
Local: Maracanã
Data: 26 de julho
Vasco: Cássio; Wágner Diniz, Jorge Luiz, Fábio Brás e Diego; Ygor, Andrade (Abedi), Ramón (Valdiran) e Morais (Ernane); Valdir Papel e Edilson. Técnico: Renato Gaúcho.
Flamengo:Diego, Renato Silva, Fernando e Rodrigo Arroz; Léo Moura, Jônatas, Toró (Obina), Renato e Renato Augusto (Peralta) e Juan; Luizão (Léo). Técnico: Ney Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário