Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Simões marcou contra o Brasil em 1966

Simões foi titular nos sete jogos de Portugal na Copa de 1966


Quem é?


Atacante português foi titular na Copa da Inglaterra


Jogador fez parte da equipe que obteve melhor resultado luso nos mundiais


Titular da Seleção Portuguesa que chegou ao terceiro lugar na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, o atacante Antonio Simões foi o autor do primeiro gol de sua equipe no confronto contra o Brasil pela fase de grupos da competição. O jogo terminou 3 a 1 para Portugal, com Eusébio anotando os outros dois gols lusitanos e Rildo descontando para o Brasil. A terceira posição naquele mundial é até hoje a melhor colocação dos portugueses na história da competição. Somente em 2006 o país voltou a figurar entre os semifinalistas do torneio, e terminou na quarta posição. Simões é o homenageado de domingo, dia 27, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que traz diariamente uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. A figura do jogador português é a número 228.



Surpresa no mundial
A Seleção Portuguesa, comandada pelo técnico brasileiro Otto Glória, foi a grande surpresa da Copa do Mundo da Inglaterra. Foi a primeira vez que o país se classificou para participar do mundial. Simões 
A Seleção Portuguesa de 1966
foi titular nas sete partidas da campanha lusitana. Portugal terminou a fase de grupos na liderança de sua chave, com três vitórias. Além do Brasil (desclassificado nessa fase), os lusos deixaram para trás a Hungria e a Bulgária. O gol que anotou contra a Seleção Brasileira, o primeiro do jogo, foi o único de Simões na competição. O jogo mais emocionante da campanha portuguesa foi a vitória por 5 a 3 sobre a Coréia do Norte nas quartas de final: os lusos ficaram em desvantagem no placar por 3 a 0 e conseguiram virar o jogo, com quatro dos cinco gols anotados por Eusébio. A disputa pelo terceiro lugar - depois de ser derrotada na semifinal pela Inglaterra - foi contra a União Soviética. A Seleção Portuguesa venceu por 2 a 1, coroando uma campanha inesperada.

Copa dos Campeões
Simões conquistou a Copa
dos Campeões em 1962
O Benfica foi o principal clube que Simões defendeu. O título que mais marcou foi o da Copa dos Campeões da Europa de 1962. No ano anterior, o Benfica já havia levantado o título, mas Simões anda não integrava a equipe. A final de 1962 foi contra o poderoso Real Madrid de Puskas e Di Stéfano, considerado favorito absoluto contra um time português que tinha como base promessas como Eusébio (20 anos) e Simões (18), e o um pouco mais experiente Coluna (26 anos). O Benfica impôs uma virada histórica sobre o Real Madrid. Os espanhóis chegaram a estar vencendo por 2 a 0, permitiram o empate, mas terminaram o primeiro tempo vencendo por 3 a 2. Puskas marcou os três gols do Real Madrid, enquanto José Água e Caven anotaram para os portugueses. Na segunda etapa, o Benfica virou com um gol de Coluna e dois de Eusébio. No clube de Lisboa, Simões conquistou ainda 10 campeonatos portugueses em 14 temporadas.



SIMÕES NOS MUNDIAIS


Copa de 1966 - Inglaterra
13 de julho - Portugal 3 x 1 Hungria (Fase de grupos)
16 de julho - Portugal 3 x 0 Bulgária (Fase de grupos)
19 de julho - Portugal 3 x 1 Brasil (Fase de grupos)
Obs.: Simões fez o primeiro gol de Portugal
23 de julho - Portugal 5 x 3 Coréia do Norte (Quartas de final)
26 de julho - Portugal 1 x 2 Inglaterra (Semifinal)
28 de julho - Portugal 2 x 1 União Soviética (Disputa do 3º lugar)


"Os Caras das Copas"

 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário