Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Czibor jogou na mágica Hungria da Copa de 1954

Czibor fez três gols na Copa de 1954


Quem é?


Atacante fez um dos gols na final contra a Alemanha


Além do vice-campeonato mundial, jogador foi campeão olímpico em 1952


Menos conhecido que os companheiros Ferenc Puskás e Sándor Kocsis, o atacante Zoltan Czibor era um dos grandes talentos que integraram a Seleção da Hungria que encantou a Europa no início dos anos 1950 e ficou conhecida como "Magiares Mágicos". O time chegou a final da Copa do Mundo de 1954 após uma sequência de 31 partidas invictas, de acordo com informações do site da Fifa, mas caiu na decisão diante da Alemanha, que conquistou seu primeiro título mundial. A geração de Czibor, no entanto, não foi marcada somente por essa derrota: o Hungria havia conquistado, dois anos antes, a medalha de ouro nos Jogo Olímpicos de Helsinque, na Finlândia, a bater na final a Iugoslávia por 2 a 0, com gols de Puskás e Czibor. O atacante húngaro é o homenageado de terça-feira, dia 22, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia publica uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. A figura de Czibor é a número 233 da coleção.


27 gols em cinco jogos
Seleção da Hungria que foi vice-campeã na Suíça
Czibor foi titular em todas as cinco partidas da Hungria na Copa do Mundo da Suíça de 1954. Comandada pelo técnico Gusztav Sebes, a Seleção Húngara fez 27 gols na competição, média de 5,4 por partida, sendo que Czibor anotou três deles. O goleador da competição foi seu companheiro Kocsis, que balançou as redes adversárias 11 vezes. O primeiro gol de Czibor na competição foi assinalado na estreia, na goleada de 9 a 0 xobre a Coreia do Sul. Ele voltou a marcar na semifinal, ao abrir o placar da vitória de 4 a 2 sobre o Uruguai. Na final contra a Alemanha, a Seleção Húngara abriu dois gols de vantagem em apenas oito minutos. Puskas inaugurou o marcador aos seis minutos e Czibor (fazendo o seu terceiro gol na competição) ampliou dois minutos depois. O mesmo placar e os mesmos marcadores da final olímpica contra a Iugoslávia. Mas os alemães não se renderam e, aos 10 minutos de jogo fizeram o seu primeiro gol com Marlock. E aos 18 minutos empataram com Rahn. O mesmo Rahn marcou o gol que deu o título à Alemanha quando faltavam apenas seis minutos para o encerramento da partida.

Comunismo x futebol
Atacante no Barcelona
A carreira de Czibor, como da maioria dos grande jogadores de Hungria de sua época, esteve ligada intimamente a questão política da Europa no pós-guerra. Até 1956, Czibor havia defendido três equipes húngaras e, por duas delas, conquistado o título de campeão húngaro, o Ferenváros, em 1949, e o Honvéd, em 1954 e 1955. Em 1956 eclodiu a Revolução Húngara, revolta contra o governo comunista imposto pela União Soviética. Na época em as tropas soviéticas combatiam os revoltosos, o Honvéd viajava pelo continente jogando pela Copa da Europa, competição que deu origem à Champions League. Vários jogadores resolveram não retornar para o seu país. Puskás, por exemplo, foi para o Real Madrid. Czibor para a Roma, onde permaneceu pouco tempo. Fez sucesso mesmo no Barcelona, onde conquistou dois campeonatos espanhóis (1959 e 1960) e, em 1960, a Taça das Cidades com Feiras torneio que foi o precursor da Taça da Uefa.



CZIBOR NOS MUNDIAIS

Copa de 1954 - Suíça
17 de junho - Hungria 9 x 0 Coreia do Sul (Fase de grupos)
Obs.: Czibor fez o sexto gol do jogo
20 de junho - Hungria 8 x 3 Alemanha (Fase de grupos)
27 de junho - Hungria 4 x 2 Brasil (Quartas de final)
30 de junho - Hungria 4 x 2 Uruguai (Semifinal)
Obs.: Czibor fez o primeiro gol da Hungria
4 de julho - Hungria 2 x 3 Alemanha (Final)
Obs.: Czibor fez o segundo gol da Hungria


"Os Caras das Copas"
 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário