Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Gallego: o volante da ofensiva Argentina de 1978

Gallego disputou os mundiais da Argentina e da Espanha


Quem é?


Jogador foi titular em duas Copas do Mundo


Atleta disputou 11 partidas em mundiais e teve uma expulsão


No esquema ofensivo implantado pelo técnico César Luis Menotti para levar a Argentina ao título da Copa do Mundo de 1978, a função de proteger a defesa, cobrindo os espaços deixados pelos companheiros, cabia ao volante Américo Gallego. Peça importante no esquema argentino, o jogador também foi titular no mundial da Espanha, em 1982. Gallego é o homenageado de hoje da coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que publica diariamente figurinhas-caricaturas de jogadores que se destacaram em mundiais. A figura de Gallego é a número 259, mesma quantidade de dias que faltam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.

 
Copa de 1978
A Argentina campeã de 1978: vitória contra a Holanda
Gallego foi titular nas sete partidas disputadas pela Argentina na Copa de 1978. A equipe comandada por César Luis Menotti não conseguiu convencer a torcida na fase de grupos da competição, ficando com o segundo lugar em sua chave, atrás da Itália (de quem perdeu por 1 a 0) e a frente das seleções de Hungria e França, ambas batidas pelos argentinos por 2 a 1. Na segunda fase, disputada em dois grupos de quatro equipes (com o primeiro colocado indo para a final e o segundo, para a disputa do terceiro lugar), a Argentina foi a melhor no saldo de gols, após empatar com o Brasil por 0 a 0 e bater a Polônia por 2 a 0 e o Peru por 6 a 0. Esse último jogo foi alvo de muita polêmica, pois a Argentina precisava vencer por quatro gols de diferença, caso contrário a vaga ficaria com o Brasil. Na final, empurrada por um Estádio Monumental de Nuñez completamente lotado, a Argentina encarou a Holanda. O jogo, carregado de emoções do início ao fim, foi decidido na prorrogação. O tempo normal terminou a 1 a 1, com Kempes marcando para os argentinos e Dirk Nanninga para os holandeses. Os gols da prorrogação foram anotados por Kempes e Bertoni.

Copa de 1982
Gallego foi expulso
contra a Itália em 1982
Credenciado pelo título de 1978, César Luis Menotti foi mantido no cargo para a copa seguinte, na Espanha. O mundial marcou a estreia de Maradona em mundiais. Gallego jogou quatro das cinco partidas disputadas pela Argentina. Na fase de grupos, novamente a Argentina teve um derrota - na estreia na competição, por 1 a 0 para a Bélgica - e duas vitórias - Hungria (4 a 1) e El Salvador (2 a 0) -, ficando em segundo do grupo. Desta vez, a segunda fase foi disputada em quatro grupos de três equipes (o vencedor de cada grupo foi para a semifinal). Gallego disputou o primeiro jogo dessa etapa, contra a Itália (que se sagraria campeã mundial), em que a Seleção Argentina foi derrotada por 2 a 1. O volante recebeu cartão vermelho e por isso não disputou a última partida de sua equipe na competição, contra o Brasil, que bateu os argentinos por 3 a 1. O jogo foi marcado pela expulsão de Maradona após entrada violenta em Batista, volante brasileiro.

Mundial interclubes
Gallego agora é técnico
Durante toda a sua carreira, Gallego defendeu apenas dois clubes, o Newell's Old Boys e o River Plate. Foi no segundo que conquistou títulos. Os principais foram o mundial interclubes e a Copa Libertadores da América, ambos em 1986. O torneio continental foi conquistado sobre o América de Cali, da Colômbia, com duas vitórias (2 a 1 e 1 a 0). Entre os titulares da equipe estavam os campeões mundiais da Copa de 1986 Pumpido (goleiro), Ruggeri (zagueiro) e Enrique (meia). O título mundial foi decidido contra o Steaua Bucaresti, da Romênia, com vitória do time argentino por 1 a 0. Atualmente Gallego é técnico.


GALLEGO NOS MUNDIAIS

Copa de 1978 – Argentina
2 de junho – Argentina 2 x 1 Hungria (Fase de grupos)
6 de junho - Argentina 2 x 1 França (Fase de grupos)
10 de junho – Argentina 0 x 1 Itália (Fase de grupos)
14 de junho – Argentina 2 x 0 Polônia (Segunda fase)
18 de junho – Argentina 0 x 0 Brasil (Segunda fase)
21 de junho – Argentina 6 x 0 Peru (Segunda fase)
25 de junho – Argentina 3 x 1 Holanda (Final)
Obs.: Argentina campeã mundial
  
Copa de 1982 – Espanha
13 de junho – Argentina 0 x 1 Bélgica (Fase de grupos)
18 de junho – Argentina 4 x 1 Húngria (Fase de grupos)
23 de junho – Argentina 2 x 0 El Salvador (Fase de grupos)
29 de junho – Argentina 1 x 2 Itália (Segunda fase)
Obs.: Gallego recebeu cartão vermelho


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário