Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Blanc: zagueiro decisivo para a França em 1998

Blanc estava suspenso na final contra o Brasil


Quem é?


Jogador fez gol que classificou equipe nas oitavas de final


Disputou cinco dos sete jogos da campanha campeã na Copa do Mundo


Titular da zaga da França na Copa do Mundo de 1998, disputada em seu país, Laurent Blanc não se limitou a evitar as investidas dos atacantes adversários. O defensor também foi o herói da classificação às quartas de final, ao anotar o gol da vitória sobre o Paraguai, por 1 a 0 na prorrogação. A vitória abriu caminho na fase eliminatória da competição que levaria a Seleção Francesa ao seu primeiro (e único) título mundial. Blanc é o homenageado desta segunda-feira, dia 23, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia trás uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais. A figura de Blanc é a número 262, mesma quantidade de dias que faltam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.

Além do título mundial de 1998, Blanc também conquistou com a camisa da Seleção Francesa a Eurocopa 2000, competição que teve organização conjunta da Bélgica e da Holanda. Dois anos depois de levantar a taça da Copa do Mundo, tento eliminado a Itália nas quartas de final, a França voltou a ter os italianos como adversários, mas desta vez na final. O time comandado pelo técnico Roger Lemerre obteve a vitória apenas na prorrogação. Os italianos abriram o placar com Delvecchio aos 10 minutos do segundo tempo; Sylvain Wiltord empatou aos 45; e aos 13 minutos do tempo extra Trezeguet fez o gol do título.



Copa de 1998
Das sete partidas da França no mundial de 1998, Blanc disputou cinco. Não atuou no terceiro jogo da fase de grupos, contra a Dinamarca (vitória francesa por 2 a 1), e na final, vitória sobre o Brasil por 3 a 0. Depois de uma fase de grupos tranquila, com três vitórias, a equipe comandada por Aime Jacquet teve bastante dificuldade para chegar à decisão. A começar pelas oitavas de final, em que a França venceu o Paraguai com o primeiro gol de ouro assinalado em uma Copa do Mundo. Marcado por Blanc, aos oito minutos do segundo tempo da prorrogação, o gol levou a França às quartas de final contra a Itália. Os italianos foram batidos nos pênaltis, após empate em 0 a 0. Na semifinal, a equipe francesa bateu a Croácia de virada por 2 a 1. Blanc foi expulso aos 31 minutos do segundo tempo, o que o tirou da final contra o Brasil. Na decisão, a França passou fácil pela Seleção Brasileira, com vitória de 3 a 0, gols assinalados por Zidane (2) e Petit.

Técnico
Blanc já treinou a Seleção Francesa
Revelado pelo Montpellier, o zagueiro teve como principal título entre os clubes que defendeu o da Recopa da temporada 1996-1997, pelo Barcelona, da Espanha. Torneio que reunia os campeões das copas dos países europeus, a competição foi disputada pela última vez na temporada 1998/1999. Na edição conquistada por Blanc, a final foi contra o Paris Saint-Germain, da França, em jogo realizado na Holanda, com vitória dos espanhóis por 1 a 0. Entre outras conquistas, o jogador foi campeão também da Liga Francesa na temporada 1995-1996 pelo Auxerre; e da Liga Inglesa 2002/2003 pelo Manchester United. Após abandonar os gramados, tornou-se técnico. Comandou a França depois do fracasso na Copa da África do Sul, em 2010, quando a equipe não passou da primeira fase sob o comando de Raymond Domenech. Mas deixou o cargo no ano passado, e assumiu o Paris Saint-Germain. Antes da seleção, havia treinado o Bordeaux, também da França.


LAURENT BLANC NOS MUNDIAIS

Copa do Mundo 1998 – França
12 de junho – França 3 x 0 África do Sul (Fase de grupos)
18 de junho – França 4 x 0 Arábia Saudita (Fase de grupos)
28 de junho – França 1 x 0 Paraguai (Oitavas de final)
Obs.: Blanc fez o gol da França
3 de julho – Fança 0 x 0 Itália – 4 x 3 nos pênaltis (Quartas de final)
8 de julho – França 2 x 1 Croácia (Semifinal)


"Os Caras das Copas"A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

2 comentários: